Silmara Amaral Brasil de Freitas

Psicóloga Cognitivo Comportamental

Silmara Amaral Brasil de Freitas

Psicóloga: Clinica Cognitivo Comportamental

Atendimento: Crianças/Adolescentes/ Adultos e Idosos

 Atendimento a Familiares de crianças portadoras de deficiência.

 Quando um casal planeja ter uma família, com ela vem as expectativas de se ter filhos, mas em nenhum momento se espera que esse poder adquiri uma deficiência onde todo o contexto familiar terá que passar por nossas adaptações e diante deste contexto, a rotinas muitas vezes acaba sendo sobrecarrega e fazendo com que cada um esqueça de sua própria personalidade e assim ocasionando dificuldades diante das situações vivenciadas.

Meu trabalho terapêutico busca promover a aprendizagem de habilidades sociais que garantam o estabelecimento de relações interpessoais de qualidade, bem como a comunicação eficaz entre o contexto familiares e promover aquisição de repertório de enfrentamento em familiares no que diz respeito ao cuidado de pacientes pediátricos.

 Atendimento a idosos e cuidadores de idosos (familiares)

 Idoso

Nossas famílias encontram-se em situações de difícil manejo com o crescente número de pessoas idosas nos contextos sociais.

Compreendo que com este aumento da expectativa de vida no mundo, faz-se necessário pensar também na qualidade de vida desses anos em uma melhor forma de lidar com conflitos, pois envelhecimento normal pode ser acompanhado por um declínio em algumas habilidades físicas, cognitivas como alterações na memória, independência, habilidades, diminuição das atividades e responsabilidades, buscando acomodação, paz e tranquilidade;

Assim, desenvolvo um trabalho para que meus pacientes possam adquirir habilidades sociais de forma de adaptarem se em suas novas condições de relacionamento familiar.

 Cuidador:

Ao assumir a atividade de cuidador o indivíduo passa a ter um comprometimento com a sua qualidade de vida e implicações psicológicas, físicas, sociais e financeiras.

A dedicação ininterrupta e integral, compromete e prejudica o estilo de vida e a saúde do cuidador.

O tempo que o cuidador dedica a um familiar idoso, tem fundamental repercussão na sua vida pessoal. De forma que a Terapia Cognitiva comportamental, tem o foco no bem estar e psíquico dos cuidadores que encontram-se ressentidos nos seus níveis de satisfação geral com a vida.

 Teoria Cognitivo Comportamental

 Conforme BECK et al. (1997a), nossos pensamentos agem diretamente na forma como nos sentimos e agimos, sendo assim, uma das formas de melhorarmos nosso estado de humor é controlarmos nossos pensamentos, no sentido de que exerçam um efeito realista sobre a forma como nos sentimentos perante a nós mesmos, ao mundo e a nosso futuro.

A terapia cognitiva –comportamental está baseada no modelo cognitivo, o qual parte da hipótese de que as emoções, os comportamentos e a fisiologia de uma pessoa são influenciados pelas percepções que ela tem dos eventos (Situação/evento; Pensamentos automáticos; Reação- emocial, comportamental e fisiológica). Não é a situação em si que determina o que a pessoa sente, mas como ela interpreta uma situação (Beck, 1997)

Clinica Qualidade de Vida Unidade 2

Rua Alfredo Lopes 1140 São Carlos

(16) 3376 1129 /(16)99364 4406

Atendimento em:

amaral.silmara@ig.com.br

Envie uma mensagem