Núcleo Psicologia Clinica Jurídica

Psicologia

Núcleo  Psicologia Clinica Jurídica

O Núcleo de Atendimento e Formação em Psicologia Clínica e Jurídica é composto por psicólogas com formação e experiência nas áreas de psicoterapia e de psicologia jurídica, com ênfase na ampliação de repertório de comunicação eficaz e com empatia. 

De modo geral, a busca pelo atendimento terapêutico acontece quando precisamos lidar com os efeitos das violências sofridas, as quais aparecem das mais variadas formas em nosso dia a dia (física, sexual, emocional, negligência...). A violência pode ser sutil, velada, intensa, amena, episódica, constante... De todo modo, a violência gera impactos psicológicos e, portanto, recomenda-se a psicoterapia. É uma das principais funções da psicoterapia identificar as fontes de sofrimento, de modo que a pessoa em terapia assuma o controle da própria vida, aprenda a se proteger das violências sofridas e desenvolva novos padrões de funcionamento, mais saudáveis.

Da mesma forma, na psicologia jurídica, o tema da violência é de grande importância. Os conflitos entre as pessoas, fundamentados em relacionamentos violentos e dificuldade de diálogo, chegam até os operadores do direito. Atualmente, o Poder Judiciário entende que formas alternativas de resolução de conflitos como a mediação e a conciliação, baseadas na promoção de uma comunicação não violenta entre as partes envolvidas, é melhor para todo mundo, inclusive para o próprio Judiciário, pois diminui a necessidade de novas ações ao resolver de forma mais adequada os conflitos iniciais.

O Núcleo de Atendimento e Formação em Psicologia Clínica e Jurídica atua nestas duas frentes, portanto: a psicologia clínica e a jurídica. Nossas atividades englobam atendimentos terapêuticos, grupo de supervisão em psicoterapia, oferecimento de estágios para alunos do último ano do curso de graduação em Psicologia (para 2019), atendimentos com o propósito de avaliar casos envolvidos em demandas processuais e de intervir por meio da mediação e da conciliação. Formamos parcerias com escritórios de advocacia buscando colaborar com a prática dos operadores do direito que atuam em São Carlos e região através de um serviço ético e comprometido com os fundamentos da psicologia científica.

Para exemplificar a nossa atuação podemos pensar no caso de um casal com filhos que pretende se divorciar. Os adultos envolvidos, muitas vezes, precisam de apoio neste momento difícil, bem como de orientações, para que consigam passar por esta fase da melhor forma possível, poupando os descendentes de sofrimentos desnecessários. Além disso, é importante pensar na organização familiar após a separação; questões referentes à guarda e às visitas, por exemplo. O atendimento em psicologia jurídica pode auxiliar nessas resoluções. O objetivo é evitar ou amenizar a lógica adversarial ainda muito presente em ações judiciais, em prol de uma justiça verdadeiramente restaurativa, na qual os laços afetivos sejam restaurados de acordo com a nova organização familiar, mas não rompidos.

 Clinica Qualidade de Vida Unidade 2 

Rua Alfredo Lopes 1140 São Carlos

Fones: (16) 3376-1129 / (16) 99364-4406

Atendimento em:

nucleo.psijuridica@gmail.com

Envie uma mensagem